O Poder de um Sonho Ardente

Tempo de leitura: 3 minutos

Recentemente conheci um castelo que me surpreendeu. Não por sua forma, ou pelo local onde foi construído, mas sim pela sua história e a lição de vida que me trouxe. Talvez ao ver as fotos do local você pense no quão rico e poderoso é o homem que possui esse castelo. E até certo ponto você tem razão. Esse homem possui uma riqueza que poucas pessoas no mundo conhecem, um sonho ardente. A verdade é que João Capão contrariando qualquer adversidade da vida, ignorando os fatos e a realidade que o cercava transformou um sonho de garoto em realidade. Já se passaram mais de 30 anos do início de sua construção, no entanto ele continua firme na promessa que fez a sua mãe.
Castelo de João Capão em Garanhuns
Quando tinha apenas 8 anos de idade o pequeno João observava sua mãe lavando roupas na casinha de pau-a-pique quando veio-lhe um pensamento à cabeça:
– Mãe, quando eu crescer eu vou construir um Reinado para a gente.
– Você sabe o que é um reinado menino? – respondeu a mãe curiosa.
– Não mãe, mas a senhora deve saber.
Sem saber o que era, a conversa parou por ai… E durante um bom tempo esse momento de inspiração ficou esquecido. João começou a trabalhar, entregava pães no comércio local diariamente. Um dia, já na adolescência, o cinema da cidade ficou pronto e João resolveu entrar em uma sessão. O garoto, impressionado com a grandiosidade das coisas mostradas na tela do cinema finalmente descobriu o que vinha a ser o tal reinado e voltou pra casa correndo entusiasmado para contar à mãe o que tinha descoberto.
– Mãe, descobri o que é o reinado. Nele existem reis, rainhas, princesas, e um monte de soldados à nossa disposição. O melhor, é onde moram as pessoas do reinado, é em um castelo. Me dê um papel que vou desenhar pra senhora como é um castelo. Ou melhor, o castelo que irei construir pra gente.
E assim João fez, desenhou o castelo e a sua mãe ficou encantada. Desde então esse foi o seu objetivo de vida. João se tornou encanador e todo dinheiro que juntava era para construir o tal castelo. Com o tempo ele conseguiu comprar um lote em uma região distante em Garanhuns no Agreste pernambucano. A partir daí era só começar a construir o sonho.
Essa história eu ouvi pessoalmente do próprio João Capão, era possível ver o brilho em seus olhos quando lembrava da história. Foi ai que percebi que não existe desculpas para quem deseja algo tanto quanto o ar que respira. João me contou que depois de pronto ele finalmente levou sua mãe para conhecer o tal reinado, e ela ficou maravilhada com tudo. Acredito que esse tenha sido o momento que valeu toda a vida dedicada a construir o castelo.
Hoje ele e a família moram no castelo e recebem os visitantes que querem conhecer o local. Super atencioso ele tira fotos para os turistas fantasiados de reis e rainhas.
Você pensa que o sonho acabou, nada disso… O objetivo agora é construir um restaurante no castelo, e ele segue focado em realizar seus sonhos.
Contei essa história aqui para você ver que a sua realidade não é motivo para desistir dos seus sonhos. A vida é só uma para não ser vivida com plenitude por causa do medo. Leve com você a história do João Capão, e se algum dia visitar Garanhuns – PE não deixe de passar por lá. Às vezes uma simples conversa pode se transformar em um ensinamento para a vida.
Obrigado pelo exemplo, João.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *