Dicas de Imagens para anúncios

Tempo de leitura: 7 minutos

Resumo: Saiba quais são as minhas dicas de imagens para anúncios. Vou te mostrar o método que eu utilizo para escolher as imagens dos anúncios que eu faço, as imagens das páginas de captura e até mesmo da capa e posts do blog. Resumindo, você pode usar o método sempre que precisar de uma imagem que impacte seu público alvo.

Antes de começar a pensar nas imagens para anúncios você precisa enxergar claramente com os olhos do seu público-alvo. Para entender seu público, siga os passos desse post anterior, caso você ainda não conheça claramente as dores e desejos do seu público.

Começando o trabalho com a Chuva de Ideias.

Sempre que eu vou criar algo que precisa impactar a minha audiência a primeira coisa que faço é trocar uma ideia com minha equipe, amigos, familiares, o porteiro, a vizinha, ou seja, qualquer um que consiga pronunciar uma palavra num bate-bola jogo rápido. A ideia é ser bombardeado por uma série de palavras relacionadas ao meu objetivo, ou seja, uma imagem de impacto. Não importa se a ideia é boa ou ruim, certa ou errada, a intenção aqui é apenas oxigenar o cérebro e ter uma série de palavras relacionadas que irão despertar o processo criativo. Depois de anotar cada uma das ideias sem preconceito, sem dizer se é certo ou errado, eu passo para o próximo passo.

Peneirão de Ideias

O segundo passo é escolher as ideias que mais me agradam, aquelas que eu identifico como sendo as que refletem a cabeça do meu público e que irão chamar sua atenção. Se por exemplo o objetivo é impactar a

Márcia, uma mulher com seus 28 anos, mãe solteira que trabalha o dia todo, faz faculdade a noite e ainda precisa arrumar tempo para complementar a renda. A Márcia é uma pessoa visionária, sabe que existem oportunidades e que ela ainda vai encontrar sua chance de mudar de vida. Ela quer ter tempo para acompanhar os filhos, gosta de estar bem arrumada e quer dar uma boa educação pra eles.”

Algumas imagens pensando com a cabeça da Márcia voltado para o mercado de revenda de cosméticos é:

  • Mãe e filha se maquiando.
  • Maleta de maquiagem
  • Mulher vendendo cosméticos
  • Mulher se maquiando no carro
  • Mulher brincando com os filhos em local aberto com sorriso no rosto

Busca de imagens para anúncios na internet

Para escolher quais imagens eu vou usar, o primeiro passo é ir no google translate e pesquisar como usar as palavras chaves que eu escolhi em inglês (se eu não souber como é). Tipo: “mother and daughter make up”. Você deve estar se perguntando porque em inglês, não é mesmo? Aqui vai uma dica… Em inglês você encontra muito mais imagens de qualidade, pois a maioria dos bancos de dados estão em inglês.

Cerca de 80% de toda a informação que circula na internet está em inglês.

Agora que vem o pulo do gato: o shutterstock tem convênio com o Facebook e você pode usar as imagens dele para fazer os anúncios. Vou te confessar que isso fez com que nossa vida ficasse bem mais fácil. Como eu tenho assinatura do shutter, não fez tanta diferença pra mim, mas facilitou um pouco, pois se eu quiser a imagem pura, não preciso fazer download para depois enviar para o Face.

Como eu faço, eu pesquiso primeiro a imagem no próprio site do shutter, pois é mais amigável e posso ver a imagem maior. Depois que eu escolhi a imagem clico com o botão direito na foto no site do shutter e salvo a imagem em baixa em uma pasta especial criada para isso.

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Você vai ver que o ID da imagem fica salvo nela e também no nome do arquivo. Quando for explicar como criar o anúncio você vai precisar do ID, por isso… guarde essa informação. 😀

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ATENÇÃO: Você não vai usar o arquivo que você salvou no computador no seu anúncio!

O objetivo é que você salve todas as imagens que você gostou e depois escolha as melhores para testar no anúncio.

Dicas de imagens para anúncios nível HARDCORE.

Seguinte, quando for escolher as imagens que você vai usar tenha em mente algumas coisas:

  1. Imagens engraçadas ajudam no compartilhamento
  2. Imagens com bastante vermelho, ou amarelo chamam mais a atenção
  3. Pessoas olhando para a tela ou apontando tendem a ser mais clicadas
  4. Setas e olhares direcionando para a sua chamada também ajudam
  5. Smiles e outros símbolos do cotidiano atraem bastante a atenção

Procure usar imagens que vão ajudar no engajamento com o seu anúncio, curtidas, comentários e compartilhamentos são sempre bem vindos… Mas cuidado, imagens muito polêmicas podem atrapalhar a sua conversão e tirar a atenção da mensagem, como tem acontecido com um anúncio meu do TOP Afiliado.

TOP-AFILIADO

O meu objetivo era mostrar a evolução financeira de uma pessoa que começa a trabalhar com Marketing de Afiliados (ainda vou escrever um post sobre isso…). A conversão do anúncio está ótima e os compartilhamentos também, porém, os comentários são mais focados em detalhes que nada têm a ver com a mensagem, gerando ruídos na comunicação. Os comentários falam em mais de 80% dos casos do notebook que não evoluiu… Inclusive estou substituindo a imagem colocando um Macbook no lugar do último quadro. Não queria, pois vai dar um trabalho danado… mas como está atrapalhando vou ter que fazer. Só vou mexer na imagem devido à boa conversão que ela tem, se não, compensava mais encontrar outro tipo de imagem que transmitisse a mesma ideia e substituir no anúncio.

TOP-AFILIADO-MAC

Um dos meus maiores CASES de sucesso foi uma imagem que eu criei para o projeto DNC Procrastinação, um ebook que ensina a acabar com a Procrastinação. Veja só a quantidade de curtidas e compartilhamento…

Case DNC

 

Ou seja, pesquise, pense, converse, entenda seu público e escolha a imagem que mais irá atrair sua atenção e gerar engajamento. O mais importante de tudo é fazer testes para encontrar aquela que vai direto ao âmago do seu público.

Espero muito que você tenha gostado das sacadas sobre imagens para anúncios. Fico aguardando seu comentário… ok?!

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6 Comentários

    1. fagnerborges

      Você usa ele para pesquisar no Facebook na hora de criar o anúncio. Vai em Localizar imagens e coloca o ID. Se não aparecer é porque essa imagem não é autorizada para usar em anúncios.

  1. Anna Paula Monte Verde

    Parabéns…
    Uma linguagem fácil de ser captada e bem contextual.
    Bom seu curso vai valer a pena… Quero notícias.

    Mas gostaria de entender esse convênio do Facebook com o shutter, eh pago tb? Como eh?
    Eu tô participando da campanha da Copa, muito legal…
    Gostaria tb de saber mais de email marketing e qual melhor ferramenta…
    Por favor, responde em copia p meu email tb.

    E tb quero sempre receber dicas maravilhosas… Quem seu face pessoal, põe tb no email.

    1. fagnerborges

      Não Anna Paula. O Shutter não cobra pelas imagens nos anúncios. Você pode escolher até 6 imagens por campanha.


  2. Opa Fagner tudo bom?

    Muito bom o artigo muitas dicas valiosas, eu também costumo fazer um edição básica nas minhas imagens, ao invés de colocar a imagem pura no anúncio.

    Gosto de fazer isso principalmente quando vou anunciar no Feed, trabalhar um pouco do designer ajuda muito nos compartilhamentos e curtidas, sem falar que evita o pessoal deixar comentários negativos.

    Muito bom o artigo.
    Parabéns pelo ótimo trabalho.

    Abraço.

Comentários encerrados.