Como definir um objetivo com o “objetivo SMART”

Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse Post eu vou falar sobre objetivos, mas antes, entenda do que se trata essa série de posts:

Eu sou o Fagner Borges, fundador da Praia Digital. Sou empreendedor digital e de marketing de rede. Eu acredito que através do marketing multinível qualquer pessoa pode se tornar bem sucedido, e eu digo isso porque já assisti pessoas de diferentes classes sociais, cores, sexos, niveis educacionais, regiões, alcançarem o topo. Você está diante do mercado mais justo e igualitário que existe na atualidade, aqui não existe discriminação, qualquer um pode se tornar top líder.

Nessa série de posts que começa hoje, eu vou te passar o passo a passo de geração de contatos que eu utilizo para construir lista, tanto para o meu negócio de multinível quanto para minhas empresas e parceiros. (Veja a programação)

Vamos começar entendendo o porquê de definir um objetivo?

O Objetivo é o seu destino, para onde você quer ir.

Alice no País das Maravilhas

Você sabe onde quer chegar?

No filme “Alice no país das maravilhas” o gato diz uma importante frase para a Alice que sugiro a você levar para sua vida: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Você já teve a sensação que os dias passaram sem você perceber, que você vive apenas para pagar contas, que sua vida não faz sentido? A maioria das pessoas passam pela vida sem fazer algo significativo por elas mesmas, e a culpa disso é a falta de um objetivo. Elas seguem o lema do Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar”…

Os grandes empreendedores, as pessoas de resultado são diferentes, elas têm um objetivo para tudo o que fazem, inclusive pra vida. Então, você quer deixar a vida te levar ou vai definir um objetivo?

Para servir de motor e saber para onde ir, o seu objetivo precisa ter 5 caraterísticas básicas:

  • ser específico (S)
  • ser mensurável (M)
  • ser Alcançável (A)
  • ser relevante (R)
  • e ter tempo de duração (T)

S – Seja bastante específico na hora de criar o seu objetivo. Coloque números. “Vou conseguir 1.000 contatos com nome e telefone”.

M – O seu objetivo deve ser mensurável, você precisa ter como medir pra saber se está perto ou longe do seu objetivo. 1.000 contatos você consegue medir, não é mesmo?

A – Seu objetivo deve ser alcançável, nada de colocar metas surreais, como por exemplo: Serei diamante em 1 mês. Seja realista, mas coloque metas desafiantes. Também não adianta a meta ser fácil de ser alcançada, pois assim ela não te moverá para frente. Mil contatos por exemplo é um desafio, mas é possível, até mesmo pra você que tá começando agora.

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R – Ser relevante quer dizer ter um significado pessoal. Não adianta você criar uma meta para os outros, por exemplo: vou conseguir mil contatos pra mostrar pra minha esposa que eu sou capaz. Isso pode até motivar no começo, mas não é suficiente para você superar os desafios que aparecerão no meio do caminho. Faça por você. Tenho um motivo pessoal.

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T – Seu objetivo deve ter data para terminar, se você não conseguiu terminar na data não fique se punindo, simplesmente avalie os motivos, corrija as falhas e bola pra frente, vamos pensar em um novo objetivo.

Quando for definir uma data, coloque a data específica e não “segunda”, “final do ano”, pois toda semana tem segunda-feira e todo ano tem final. Seja específico.

Agora que você já sabe as características do objetivo SMART, vou te dar um exemplo:

“Construirei uma lista de 1.000 contatos com nome e telefone até dia 30/07/2014”

Agora é a sua vez, qual o seu objetivo, deixe aqui nos comentários se quiser…

Próximo Post – Como definir as subtarefas.

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7 Comentários


  1. Opa, Fagner,

    fiz uma série de posts em meu blog com links essenciais sobre Planejamento Estratégico, Projetos e Processos. Gostei tanto deste post em especial que não tive dúvidas quanto a incluir link para ele na seção sobre objetivos.

    Caso tenha curiosidade, os posts onde seu blog está linkado é http://www.suntzulives.com/2016/04/57-links-essenciais-para-entender-planejamento-estrategico.html

    Os demais são:

    http://www.suntzulives.com/2016/04/188-links-essenciais-para-entender-gerenciamento-de-projeto-pmbok.html
    http://www.suntzulives.com/2016/05/80-links-essenciais-para-entender-gestao-de-processos-bpm-cbok.html

    Parabéns pela qualidade e continue nesse caminho.

    Grande abraço!


  2. Emanuela Souza

    Nossa adorei as dicas! Comecei hoje nesse mundo do marketing digital, estou esperançosa e acredito que seus posts vão me ajudar bastante. Sucesso para nós!


    1. Oi Francivan, vamos começar uma série agora pra mostrar porque o Fature 10K tem trazido bons resultados, e uma série de outras estratégias. Cadastre-se no http://fature10k.com.br pra acompanhar os vídeos gratuitos.

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